Estou Grávida... E O Meu Doutorado?

Russell Norman Champlin

Após a publicação da reportagem ‘Suicídio levanta perguntas sobre o assunto saúde mental na pós’, no final de outubro, a Folha recebeu 272 depoimentos de alunos de pós-graduação de todo o país, dos quais uma parcela está reproduzida abaixo. Eles permitem traçar um retrato das principais agruras e problemas enfrentadas por estudantes de mestrado e doutorado no Brasil -e das resultâncias em sua saúde mental. Vistos em conjunto, os relatos chamam a atenção, em primeiro ambiente, pelo fato de terem sido escritos por estudantes dos mais diferentes cursos, corporações e regiões do povo.

Advertisement

A maioria dos depoimentos, como seria de esperar, provém de discentes de grandes universidades públicas, como USP, Unicamp, Unesp, e as federais do Rio e de Minas Gerais, que concentram a maioria dos estudantes de pós-graduação. Não são poucos, porém, aqueles redigidos por alunos de instituições de menor porte, como o colégio Estadual do Sudoeste da Bahia e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, ou particulares, como a PUC-PR e o colégio Metodista de SP. Os relatos vieram ainda das 5 regiões do povo e de estudantes de toda a sorte de áreas e carreiras: de letras a matemática, de biologia a engenharia.

Ele não apenas retém um Os Cursos Organizam-se Em Regime Presencial do estudante como, na maneira como a pós-graduação é organizada no nação, detém poder considerável a respeito da tua rotina. Dessa forma, a forma como se desenvolve o relacionamento entre mestre e discípulo acaba sendo importante para o sucesso ou o fracasso desse durante o mestrado ou o doutorado.

Advertisement

Não Jovens Levam Mais Tempo Para Sair Da Casa Dos Pais O Dia , como atestam os relatos, orientadores se demonstram despreparados para superar com os alunos e exercer o papel esperado pela formação deles. Porção deste dificuldade quem sabe advenha da inexistência de regras claras acerca do que separa cobranças normais de exigências descabidas. Em conclusão, O QUE SIGNIFICA LICENCIATURA, BACHARELADO, GRADUAÇÃO, PÓS-GRADUAÇÃO, MESTRADO E DOUTORADO ? , e dada a importancia desta ligação, uma das providências possíveis de serem tomadas por universidades e institutos de procura que abrigam alunos de pós é aprontar seus docentes pra encarar com os orientandos. Assim como poderia ser instituído alguma espécie de código de conduta que esclarecesse aos orientadores o limite por intermédio do qual suas atitudes se tornam humilhações, maus-tratos e abusos.

  • Fazer análises físico-químicas e microbiológicas para saneamento do meio ambiente
  • Métodos Quantitativos em Governança e Sustentabilidade
  • Oba! Como Saber Se Um Mestrado A Distância Tem Validade No Brasil de 50% em tudo de estudante #SóQueNão
  • Estagiário ou trainee zoom_out_map
  • HEC Instituição de Negócios de Paris - França
  • CBESA (Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental)
  • 2 Primeiro mandato

Outro fator que contribui para este quadro, apesar de que seja costumeiramente negligenciado, é o recinto estressante onde habitam os professores universitários. Em alguma quantidade, essa carga acaba se transferindo pros alunos. Além das pressões e dificuldades próprias da pós-graduação, os estudantes devem ainda superar com a estigmatização dos transtornos mentais dentro do ambiente acadêmico, onde tristeza, depressão e pânico são frequentemente associados à fraqueza, incapacidade e despreparo.

Advertisement

Tal estigmatização -que não difere da maneira como tais enfermidades são vistas na população- debilita ainda mais o aluno que prontamente passa por dificuldades, e pode, ao ser introjetada, desestimulá-lo a buscar a socorro necessária nos serviços de saúde. Também nesta linha educativa, ações descomplicado, como campanhas ou grupos de discussão, podem compor uma estratégia no confronto ao preconceito que ronda a pergunta. Vários estudantes contam, em seus depoimentos, a circunstância de precariedade econômica em que vivem devido ao valor das bolsas de estudo pagas pelo governo federal.

Share This Story

Get our newsletter